Conjuração Mineira ou Inconfidência Mineira.
Foi um movimento conspiratório de carácter autonomista ocorrido em 1789, em vila real atual ouro preto, sede da capitania de Minas e que teve como causa imediata o descontentamento gerado pela forma abusiva com que Portugal explorava as Minas da capitania.Uma Conspiração foi articulada pelo grupo de Vila Rica, vários deles contratadores em débito com a Coroa, como resposta as atitudes do novo governador. Previam a tensão da população de minas à revolta caso a derrama fosse executada.
O projeto de cobrar os impostos atrasados, entre tanto, foi por água abaixo.A derrama* foi suspensa em março.Foi também articulada por homens da Elite de Minas Gerais incluindo intelectuais,grandes negociantes, elementos do clero e até membros da administração da capitania. A razão imediata foi em 1788 quando o governador de Minas Gerais passou a cobraros impostos atrasados de uma vez só,essa cobrança foi feita a partir do ouro.
Sinais de Revolta.
A população começou a conspirar contra a Coroa.Apesar de malogrado, o movimento da Conjuração Mineira (1789) valeu como fermento para futuras tentativas de rebelião Política.Comprometeram-se na Conjuração algumas das figuras mais importantes de Vila Rica como Juízes, Padres, Militares e Poetas. Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manoel da Costa, Alvarenga Peixoto Foram todos condenados, JOSÉ JOAQUIM DA SILVA XAVIER o TIRADENTES, dentista e alfares da trpa foi a alma desses acontecimentos.
Tiradentes.
JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER, conhecido como Tiradentes antes era um típico mazombo,descendente de portugueses nascidos no Brasil foi condenado á forca, esquartejado, seus membros foram dependurados em postes no caminho das minas e na praça Principal de Vila Rica.
derrama*:Era o dia da cobrança dos impostos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário