sexta-feira, 8 de julho de 2011

História: Conjuração Mineira ou Inconfidência Mineira.

 Conjuração Mineira ou Inconfidência Mineira.

Foi um movimento conspiratório de carácter autonomista ocorrido em 1789, em vila real atual ouro preto, sede da capitania de Minas e que teve como causa imediata o descontentamento gerado pela forma abusiva com que Portugal explorava as Minas da capitania.Uma Conspiração foi articulada pelo grupo de Vila Rica, vários deles contratadores em débito com a Coroa, como resposta as atitudes do novo governador. Previam a tensão da população de minas à revolta caso a derrama fosse executada.
O projeto de cobrar os impostos atrasados, entre tanto, foi por água abaixo.A derrama* foi suspensa em março.Foi também articulada por homens da Elite de Minas Gerais incluindo intelectuais,grandes negociantes, elementos do clero e até membros da administração da capitania. A razão imediata foi em 1788 quando o governador de Minas Gerais passou a cobraros impostos atrasados de uma vez só,essa cobrança foi feita a partir do ouro.

Sinais de Revolta.

A população começou a conspirar contra a Coroa.Apesar de malogrado, o movimento da Conjuração Mineira (1789) valeu como fermento para futuras tentativas de rebelião Política.Comprometeram-se na Conjuração algumas das figuras mais importantes de Vila Rica como Juízes, Padres, Militares e Poetas. Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manoel da Costa, Alvarenga Peixoto Foram todos condenados, JOSÉ JOAQUIM DA SILVA XAVIER o TIRADENTES, dentista e alfares da trpa foi a alma desses acontecimentos.

Tiradentes.

JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER, conhecido como Tiradentes antes era um típico mazombo,descendente de portugueses nascidos no Brasil foi condenado á forca, esquartejado, seus membros foram dependurados em postes no caminho das minas e na praça Principal de Vila Rica.

derrama*:Era o dia da cobrança dos impostos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário